terça-feira, 29 de abril de 2008

Revista Eletrônica

O site da Secretaria de Educação a Distância (SEED) possui uma revista eletrônica sobre EAD, desde 2004, conhecida como SEEDnet.
A revista tem acesso fácil e gratuito sobre todo universo de Educação a Distância, com notícias diárias, artigos e entrevistas quinzenais e dicas sobre eventos.
E os leitores podem participar de fóruns, bate papo, enquetes, publicar textos, fotos e vídeos.

Faça uma visita!!
http://www.seednet.mec.gov.br/



Camila Riehl Ayrão

terça-feira, 22 de abril de 2008

Graduação supera pós no ensino à distância

Graduação à distância já soma 349 credenciados pelo Ministério da Educação.Dados estão no Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distancia.
Pela primeira vez desde o surgimento do ensino à distância no Brasil, há mais estudantes inscritos em cursos de graduação do que de especialização nessa modalidade. Lançada inicialmente por instituições públicas, como a Universidade de Brasília (UnB), a graduação à distância já soma 349 credenciados pelo Ministério da Educação (MEC). São 430 mil alunos, que representam 45% do total de pessoas que fazem algum tipo de curso não-presencial. Em 2000, comparativamente, havia só dez cursos e cerca de 8 mil matriculados.
Na pós-graduação, são 255 cursos, com 390 mil alunos. Os dados estão no Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), que será divulgado nesta quarta-feira (23).

Os números indicam uma mudança de perfil nessa modalidade de ensino, tradicionalmente aceita e difundida na pós-graduação lato sensu, conhecida como especialização ou extensão universitária. Isso porque esses cursos estão sujeitos a um número menor de exigências para funcionarem e têm duração mais curta, geralmente de um ano.
“O crescimento da graduação indica uma maturidade do sistema de ensino a distância”, diz Fábio Sanches, coordenador do anuário. “A graduação é a base de uma universidade e seus alunos são diferenciados, portanto, a adesão mostra que o sistema ganhou credibilidade.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Ana Carolina da Silva Mendonça
Mídias na educação é um programa a distância, com estrutura modular, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação - TV e vídeo, informática, rádio e impressos - de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.
O programa está sendo desenvolvido pela SEED/MEC em parceria com Secretarias de Educação e IPES (Instituições Públicas de Educação Superior) - estas responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos, assim como pela seleção e capacitação de tutores. Com foco na pedagogia da co-autoria, na integração de tecnologias, na democratização e flexibilização do acesso à formação e no trabalho colaborativo, o programa pretende ser uma referência para cursos on line. Mídias na Educação: a co-autoria como estratégia de aprendizagem.e produzir e estimular a produção nas diversas mídias.

Ana Carolina da Silva Mendonça

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Educação a distância cresce no Brasil

Educação a distância está crescendo no Brasil a iniciativa de maior sucesso é o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) ,um consórcio que reúne seis universidades públicas para oferecer esse tipo de graduação. Os pólos estão espalhados pelo Estado e dão sustentação para sete cursos e 17 mil alunos. O setor cresce também em outras regiões do País. São Paulo anunciou recentemente que pretende iniciar uma experiência inspirada na do Rio. O governo federal também lançou o Universidade Aberta, com participação das federais, nos mesmos moldes. “Até agora, as avaliações do setor eram híbridas”, diz a presidente do Cederj, Massako Masuda. Segunda ela, há questões específicas, como a gestão dos cursos, que precisam ser avaliadas na educação a distância. “É necessário saber o que faz o tutor, se ele acompanha os alunos.” Os tutores são professores que interagem com os estudantes para facilitar a aprendizagem a distância. A avaliação do MEC exige que haja capacitação especial para esses profissionais e que, preferencialmente, eles sejam mestres ou doutores. “Tem gente que acha que me formei por correspondência. O preconceito ainda existe”, diz Dayselane Pimenta, de 30 anos, formada a distância em Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Para ela, a nova avaliação pode ajudar a dar mais credibilidade aos cursos. Estudos do Inep mostram que, em 7 das 13 áreas avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os alunos que cursaram educação a distância se saíram melhor que os de cursos presenciais. "

sábado, 19 de abril de 2008

Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo)

Este projeto propõe a inclusão digital, viabiliza dar acesso as novas tecnologias das informações e comunicação por meio da inclusão digital.
O pleno domínio da informática ajuda a preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho, o PROINFO e um programa pedagógico para o uso das novas tecnologias da informação e comunicação nas redes publicas de educação básica e foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de dezembro de 2007.
O acesso a Internet que o PROINFO vai proporcionar não beneficia somente a escola, mas também a população próxima às escolas, e os educadores iram receber treinamento para a utilização destas novas tecnologias.
O PROINFO atua em parceria com estados e municípios instalando computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais em redes publicas. Alem de oferecer programas de capacitação de professores e agentes educacionais.
Os estados e municípios só têm que garantir a infra-estrutura do programa, o suporte técnico e a manutenção dos equipamentos.
Amanda Cristina de F. Souza

quarta-feira, 16 de abril de 2008

TV Escola


=)

Inúmeras tecnologias são usadas para o ensino à distância, e uma delas é a TV. E um canal de Tv que demonstra bem isso , é a TV Escola.
A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação onde são apresentados programas e documentários para todos os tipos de pessoas, como: professores , estudantes, jovens, terceira idade, crianças, etc.
A tv escola é usada como complementação de aulas nas escolas enriquecendo o saber do professor em sala de aula, contribuindo para a melhoria da educação.
Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino. E é uma tv aberta, democrática que todos podem assistir.A criatividade e autonomia de cada escola encontrarão outros usos importantes para a programação da TV Escola. Mas será que os professores sabem fazer o uso correto desse material? E os alunos? Dão o devido valor a tudo isso?
Rafaella Rodrigues da Silva

A Estrutura Organizacional

A secretaria de educação a distância (seea) compõe a estrutura de organização do MEC e suas competências constam no Art26 do decreto número 6320, a saber:

. Universalização e democratização do acesso a informação;
. Formular, planejar, propor e avaliar as ferramentas;
. Criar, desenvolver e produzir conteúdos;
. Desenvolver tecnologias e metodologias educacionais que aprimoram os processos educacionais;
. Promover infra-estrutura de tecnologia de informação e comunicação as instituições públicas de ensino;
. Articula-se com os demais órgãos do Ministério;
. Promover e divulgar estudos sobre a modalidade de educação a distância;
. Incentivar a melhoria da educação;
. Planejar e supervisionar a execução dos programas de capacitação;
. Orientar e apoiar os professores deste ensino;
. Cooperação técnica e financeira entre a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e Organismos Nacionais;
. Assessorar a definição e implementação de políticas;
. Objetivar a democracia do acesso,
. Desenvolver esta modalidade.

Alessandra Prima, Ana Carolina Bessa e Thaís Diniz


Ensino Superior à distância

O ensino superior à distância, permite o uso de tecnologias de comunicação e informação pelo aluno e pelo professor, porém, cada um a seu tempo. Isso possibilita uma flexibilidade de horários, o que pode ser bom ou ruim. Devido à essa flexibilidade, é um curso que exige muita disciplina e dedicação. A diferença do ensino presencial, se deve ao fato de não existirem professores que possam estabelecer debates e tirar dúvidas no momento em que elas surgem.
Hoje, esse tipo de educação (à distância), está cada vez mais em foco e seu diploma tem o mesmo peso de um diploma de um curso presencial.

Carolina Mourão

domingo, 6 de abril de 2008

A EAD na contemporaneidade: questões atuais

Bom dia colegas do PPP de EAD, em breve vamos omeçar a registrar nossas idéias e opiniões relacionadas às nossas aprendizagens na área de EAD.

Comecem a anotar no papel suas idéias, dúvidas, comentários, críticas...
Um abraço,

Ligia Leite